A retomada permanente do transporte coletivo aos domingos em Joinville ainda não tem previsão, mas está sendo estudada a oferta de ônibus no horário de votação das eleições municipais. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro, um domingo. Em caso de segundo turno, a votação será dois domingos depois, no dia 29. A confirmação sobre o sistema a ser adotado nos dias de eleição será tomada na próxima semana.
Continua depois da publicidade
> Matriz não muda nível de risco, mas piora em indicadores na região de Joinville preocupa
> Joinville libera cinemas, teatros, eventos sociais e permanência em espaços públicos
O transporte coletivo não opera aos domingos em Joinville por causa da baixa demanda. Mesmo antes da pandemia, a procura já era reduzida. Em dezembro, é possível que os ônibus circulem em domingos por causa do movimento no comércio por causa das festas de final de ano.
A movimentação reduzida no transporte coletivo de Joinville provocou ações das empresas de ônibus contra a prefeitura. No processo já com liminar, foi determinado o reequilíbrio do contrato pelas empresas. Pelas perdas sofridas no período entre agosto e setembro, a prefeitura pagou R$ 1,68 milhão. Eventuais prejuízos nos meses seguintes terão de ser pagos às empresas mensalmente, conforme decisão judicial.
Continua depois da publicidade