A retomada do Vale Verde em Joinville está em encaminhada. Em audiência pública realizada nesta semana na Câmara de Vereadores, sobre a revisão do Plano Diretor, Maurício Peixer (PL) considerou a proposta como “unânime” no Legislativo. “Praticamente está definido, até porque foram realizados vários estudos”, alegou o presidente da Câmara, em referência os levantamentos sobre impactos econômicos e na mobilidade.
Continua depois da publicidade
> Veja o que abre e fecha em Joinville no feriado de 15 de novembro
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Vale Verde foi apresentado em 2016 como um conjunto de propostas para uma extensa área na região rural de Joinville, ao Norte, nas proximidades do vale do rio Cubatão. Além de permitir a maior ocupação e mais atividades econômicas, o projeto também permite a regularização fundiária. O Vale Verde se divide em cinco setores, com diferentes regras de utilização. A área de abrangência tem 5 mil hectares.
O projeto não andou na Câmara porque tinha oposição do governo Udo, em grande parte pelos alegados custos com a infraestrutura a ser bancada pelo município. Os defensores da proposta alegam que os investimentos privados a serem feitos na região do Vale Verde terão impacto na receita do município. Agora, o governo Adriano Silva não demonstra resistência. A proposta será reapresentada como emenda ao Plano Diretor, com criação de macrozona. O Vale Verde voltará a ser analisado pelo Conselho da Cidade.
Continua depois da publicidade
Depois, será a vez de alteração na Lei do Macrozoneamento e na Lei de Ordenamento Territorial. Somente depois dessas etapas será possível definir exatamente o que será permitido na região. Um dos temas mais polêmicos será a definição de qual será a metragem mínima dos lotes. Há uma intenção de limitar a ocupação populacional a um avanço de até 40% em relação ao atual contingente de moradores.
> Por que o subsídio para os ônibus em Joinville foi zerado
> Edital para projeto de reforma da Cidadela de Joinville é reaberto
> Prefeitura de Joinville envia projeto à Câmara para “atender” futura oferta de 5G
> Aumento do IPTU em Joinville motiva embate na Câmara de Vereadores