O protocolo de retomada das aulas presenciais na rede municipal de Joinville prevê volta gradativa, limitação de 30% por turma (com rodízio) e redução no horário das aulas, além de uma série de medidas de prevenção. Neste momento, a suspensão das atividades presenciais está mantida até 12 de outubro, em decisão do governo do Estado. Portanto, se não houver nova prorrogação, o retorno será no dia 13, embora a liberação vá depender das condições da pandemia naquele momento.

Continua depois da publicidade

> Ônibus voltam a circular em Joinville a partir da próxima semana com permissão de acesso aos idosos

> Testagem para coronavírus em Joinville: secretaria tem plano para ampliar acesso

As normas definidas pela Secretaria de Educação de Joinville serão aplicadas, evidentemente, na rede pública municipal (e também para os estabelecimentos conveniados com o município) embora possam ser usados como diretrizes para as demais redes.

A retomada gradativa prevê inicialmente a volta dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino de jovens e adultos (EJA). Duas semanas depois, retornam os estudantes das demais séries finais do ensino fundamental. E assim sucessivamente. Somente na quinta semana será possível o retorno da educação infantil na etapa creche.

Continua depois da publicidade

Só será autorizada a retomada de 30% dos alunos de cada turma para o ensino presencial. Esse contingente fica uma semana em sala de aula e e os demais 70% permanecem no ensino remoto (aulas pela internet, por meio de material impresso etc.). Na semana seguinte, outros 30% vão para as salas de aula e quem estava no presencial retorna para o remoto. Esse rodízio, com os alunos com uma semana de presencial e duas de ensino à distância, foi forma encontrada para atender ao distanciamento dentro da sala de aula.

Os alunos que não puderem participar das aulas presenciais terão acesso ao ensino remoto em todo o tempo – como já é oferecido hoje. A duração das aulas será reduzida em duas horas. Dessa forma, mesmo quem participar do ensino presencial terá de receber conteúdo também em modalidades à distância.

> ​​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia