A possibilidade de uso de veículos leves sobre pneus (VLP) elétricos é citada em apresentação de proposta sobre área de expansão urbana de Joinville. A menção é feita em material sobre a expansão Proteção da Paisagem Campestre, conhecida anteriormente como Vale Verde. A modalidade foi citada entre os modais de transporte possíveis na região. O anteprojeto da expansão urbana foi aprovado pelo Conselho da Cidade e agora será a vez de a prefeitura encaminhar à Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
Além da descrição de regras técnicas, como zoneamento, setores, atividades econômicas permitidas, entre outras, as apresentações da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano sobre as expansões urbanas projetam possibilidades de investimentos privados e públicos. Mas são mostradas opções de modelos que podem vir a ser adotados: não se trata de compromissos ou imposição, até porque, em grande medida, os investimentos vão depender da iniciativa privada.
O veículo leve elétrico é sugerido para o transporte de passageiros pelas ruas da área de expansão, como os boulevards e vias parque. As duas modalidades, integradas ao futuro uso residencial, também são sugestões da proposta da expansão, com possibilidade de serem instaladas por meio de contrapartidas de empreendedores, em troca da mudança de zoneamento. O modelo de VLP exibido é de piso baixo. O veículo leve elétrico seria de uso público. Mas se trata de sugestão: o modelo tem nenhum estudo ou projeto previsto pela prefeitura de Joinville.
Continua depois da publicidade
O que diz pesquisa da prefeitura de Joinville sobre proposta de binário
FOTOS: Paraná inicia construção de ponte que pode inspirar Norte de SC
MP pede informações em Joinville sobre dados de postagem de prefeito em rede social
Quantas pessoas têm a sua idade em Joinville
Rodovia federal em SC terá elevação em dois pontos
Lei da operação consorciada “Quadra Cultural” passa a valer em Joinville