Duas cidades do Norte de Santa Catarina têm perfil etário diferente, em posições opostas no ranking estadual de idade mediana dos moradores, ainda que sejam limítrofes. Em Balneário Barra do Sul, a média dos habitantes ficou em 43 anos – apenas três municípios no Estado têm número maior. Já em Araquari, são 30 anos de idade mediana (só Calmon e Ipuaçu têm idade menor). Há fatores que explicam a diferença.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Araquari quase dobrou de tamanho nos últimos 12 anos, passando de 25 mil para 45 mil moradores. Situada ao lado de Joinville e com cortada pelas BRs 280 e 101, a cidade recebe investimentos industriais e logísticos, atraindo também trabalhadores de diferentes regiões do Estado e País. A indústria responde por uma fatia de 52% entre as 18,4 mil pessoas com carteira assinada no município. Barra do Sul tem perfil econômico diferente.

Emancipado de Araquari em 1992, Balneário Barra do Sul também teve crescimento populacional entre os censos de 2010 e 2022, mas de uma base menor, passando de 8,4 mil para 15 mil moradores. Por se tratar de município litorâneo, a economia é mais voltada ao turismo, com comércio e serviços. Em Barra do Sul, 18% da população tem até 14 anos de idade. Em Araquari, o índice é de 25%.

Previstas desde 2008, operações consorciadas começam a avançar em Joinville

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Confira como será a ponte de Guaratuba

Debate do binário reforça cobrança do contorno em Joinville; tema se arrasta há duas décadas

Vias marginais da BR-101 em Joinville viram a pauta da vez em mobilidade

Movimento por superciclovia no Norte de SC terá nova mobilização

Líder em empregos, setor de serviços alcança nova marca em Joinville

Prefeitura vai decidir futuro de novo binário em Joinville após Câmara pedir mais obras