A localização litorânea foi fundamental para a denominação Via Mar para a rodovia paralela à BR-101 pretendida pelo governo do Estado para o Norte de Santa Catarina. A possibilidade de vista para o mar em pontos mais altos e mais próximos da costa da futura estrada também colaborou. Nesta semana, foram autorizados os projetos de engenharia para o segmento entre Joinville e Itajaí, com 90 km. Os trabalhos terão dois anos para a conclusão. O projeto do trecho de 55 km entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda será licitado.

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A estrada de 145 km chegou a ser chamada informalmente de “BR-102”, mas logo ganhou a denominação de Corredor Litorâneo Norte, usada também no governo Jorginho Mello. Nesta semana, em reunião da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte e na assinatura das ordens de serviço pelo governador Jorginho Mello, o governo do Estado anunciou o nome de Via Mar para a estrada.

Projetos de engenharia foram autorizados na quarta

A estrada acompanha a BR-101 Norte em traçado mais para o interior, se se afastar da rodovia federal. Mesmo que os projetos e estudos ambientais estejam prontos em dois anos, não há como estimar quando as obras da nova estrada poderão começar: não há definição de fonte de recursos para um investimento estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões.

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