A possibilidade de novas terceiras faixas foi a novidade na proposta de prorrogação da concessão da BR-101 Norte, apresentada em Joinville durante audiência pública do Fórum Parlamentar Catarinense. As vias não estavam na proposta original, divulgada em reunião no mês passado, e nem estão agora necessariamente incluídas na repactuação – mas estarão na discussão. As demais obras mostradas, como viadutos, mais vias marginais e passarelas, já haviam sido divulgadas. Na audiência, foram apresentadas as obras somente da região de Joinville. As obras nas demais cidades da BR-101 serão mostradas nas audiências públicas em outras cidades.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Se houver a prorrogação, o prazo da concessão da BR-101 Norte se estende de 2033 para 2048. A definição sobre a ampliação e quais obras serem incluídas deverá ocorrer até o final do ano. A proposta apresentada até agora não agradou lideranças políticas e empresariais presentes na audiência em Joinville: há concordância com a repactuação, o que antecipará a realização de investimentos, mas a cobrança é por inclusão de mais obras – o que foi proposto até agora atende às atuais demandas, mas em um cenário até a metade do século, há necessidade de mais obras.
Confira imagens da proposta de repactuação e da audiência pública
A proposta de otimização para Joinville lista construção de viadutos e vias marginais no entorno dos acessos pelas ruas Ottokar Doerffel, Quinze de Novembro e Minas Gerais (Nova Brasília). A construção dos viadutos será nas marginais, eliminando conflitos nos acessos. As vias marginais ganham mais cinco quilômetros, divididos em quatro segmentos. A proposta inclui duas passarelas para pedestres, nos km 44,3 e 46. Todas essas obras seriam na região dos principais acessos a Joinville pela BR-101.
Continua depois da publicidade
Proposta para o entorno do acesso à Expoville
Nas chamadas “obras relevantes”, estão 32 quilômetros de terceiras faixas entre os km 33 e 49 (as vias seriam implantadas nas duas margens da rodovia). O segmento fica entre aos acessos ao Distrito Industrial (estrada Hans Dieter Schmidt) e Eixo de Acesso Sul. As terceiras faixas serão implantadas no acostamento. O investimento não está na proposta inicial de otimização – a eventual inclusão vai depender das tratativas entre Ministério dos Transportes, ANTT e concessionária.
Qual a proposta para os acessos na Ottokar Doerffel e Minas Gerais
Qual a sugestão para as terceiras faixas
Como ficaram metas de Joinville na expansão da rede de esgoto após revisão
Quais locais de Joinville estão mapeados para novas pontes
Joinville pode ter mais um rio como manancial para abastecimento
Estimativas de empregos “igualam” pontes de grande porte em obras em SC e PR
Com queixa de “saturação”, empresários de Joinville fazem cobranças sobre BR-101
Qual obra tem mais chances de retomada em lote de duplicação em SC
Qual faixa etária tem maior crescimento no eleitorado de Joinville