Na série de dispositivos previstos para a passagem de animais (passa-fauna) na duplicação da BR-280, está um “viaduto”, uma estrutura de concreto que terá cobertura de terra e vegetação. O segmento em ampliação da rodovia federal tem 76km de extensão, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Serão instalados 17 passa-faunas, distribuídos nos três lotes em obras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O “viaduto” está em construção no lote 2.2, entre Guaramirim e Schroeder, em local de novo traçado da BR-280. Com 40 metros de comprimento e 12 de largura, a passagem será coberta com vegetação, se transformando em caminho para animais dentro da Mata Atlântica. O outro dispositivo “overpass”, sobre a rodovia, será instalado no km 37, em Araquari, próximo do rio Piraí.
Confira vídeo das obras do viaduto passa-fauna
Os demais passa-faunas na BR-280 serão subterrâneos, como túneis para a passagem dos animais, ou com “caminhos” delimitados por telas para indicar locais seguros para a passagem. Em contagem atualizada até agosto do ano passado, 3,3 mil animais foram resgatados durante as obras de duplicação, com soltura em locais seguros
Ponte sobre o rio Cachoeira tem data para inauguração em Joinville
Continua depois da publicidade
Debate não muda altura de ponte em construção em Joinville
Qual o valor médio das aposentadorias nas maiores cidades de SC
Por que curva será redesenhada na Serra Dona Francisca
Ranking mostra em quais cidades de SC aposentadorias e pensões passam de R$ 1 bi por ano
Sai edital para a instalação de áreas de escape na Serra Dona Francisca, na SC-418
FOTOS: Qual a proposta para novo paisagismo urbano de duas ruas de Joinville