Por motivos diferentes, as marginais em Joinville foram tema da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e na ANTT. O encontro de quarta-feira no ministério, em Brasília, teve a repactuação da concessão da BR-101 Norte como pauta principal. O pedido dos senadores e deputados foi pela inclusão de mais obras na prorrogação do contrato por mais 15 anos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A ampliação das vias marginais, principalmente para a conexão entre trechos fragmentados, é o principal pedido da região de Joinville. A expansão pode ser feita também por meio de ruas laterais e terceiras faixas. Presente na reunião, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, reforçou o pedido. “As marginais não são interligadas e acabam jogando todo o trânsito para a BR-101”.
A proposta da concessionária de obras para a prorrogação foi considerada “insuficiente” pelas lideranças políticas e empresariais de Joinville. O Ministério dos Transportes pretende incluir obras adicionais na repactuação, mas ainda não divulgou a lista completa. As vias marginais já existentes também foram citadas por Adriano na reunião, por causa da falta de manutenção.
Em outro encontro realizado em Brasília na quarta-feira, na ANTT, o presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado (PSD), voltou a cobrar a manutenção das vias marginais da BR-101 na região de Joinville. A concessionária só faz a manutenção nas vias construídas após o início da concessão, em 2008. As marginais anteriores, implantadas no momento da duplicação, não têm a manutenção incluída no contrato de concessão, ou seja, não há receita.
Continua depois da publicidade
O vereador Diego considera a situação inaceitável e cita o risco de acidentes por causa da deterioração do pavimento. O pedido é de manutenção emergencial e inclusão das marginais no contrato de repactuação da BR-101.
Como deverá ser chamado futuro “bairro” na zona Sul de Joinville
Emprego na indústria em SC tem avanço; quais cidades abriram mais de mil vagas no ano
20 anos após inauguração, estádio em Joinville tem nome oficial
Leilão de veículos da prefeitura de Joinville tem carros a partir da faixa de R$ 400
Por que 50 km de estradas vão deixar de ser rurais em Joinville; confira lista
Gargalo em rodovia em SC leva à formação de grupo de monitoramento