A recuperação de trechos das vias marginais de BR-101 em Joinville motivou apelo ao secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, na visita de sexta-feira. O pedido foi de intermediação para que as vias voltem a contar com manutenção – as marginais implantadas antes da concessão, durante as obras de duplicação, não foram incluídas no contrato e não contam com reparos pela concessionária, nem pelo DNIT. São 20 quilômetros nessa situação em Joinville (são 36 km em toda a concessão; já os 82 km das marginais entre Itajaí e a Grande Florianópolis pré-existentes foram incorporadas ao contrato). As vias marginais que foram implantadas durante a concessão contam com manutenção.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A prefeitura de Joinville tem enviado, nos últimos anos, ofícios ao Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT e à concessionária cobrando providências sobre as vias marginais. Em reunião da bancada catarinense com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em dezembro passado, o prefeito Adriano Silva abordou a pendência como “questão urgente”. A Câmara de Vereadores também tem se posicionado – ainda em 2021, o vereador Diego Machado (PSD) procurou o DNIT e a ANTT, relatando a situação na região de Pirabeiraba. No entanto, a situação não mudou.
No relato a George Santoro, feito em parada da comitiva ao lado das vias marginais da 101, o secretário Jorge Correia de Sá (Infraestrutura) afirmou que a prefeitura é cobrada pela população por reparos, sem poder intervir. O município inclusive aceitar fazer obras emergenciais nas vias marginais, desde que autorizadas e com ressarcimento.
Continua depois da publicidade
O secretário-executivo lembrou que a repactuação da concessão da BR-101 Norte inclui a manutenção das vias marginais, além das obras adicionais. A prorrogação do contrato deve ser concluída no segundo semestre. No entanto, George Santoro assegurou que será estudada a possibilidade de assinatura de termo de cooperação que, se efetivada, vai permitir a manutenção em prazo mais rápido.
Estudo para nova ponte entre duas cidades em SC terá de sugerir três opções de traçado
Aval para obra de R$ 324 milhões em portos de SC sai neste mês; modelo é inédito
Retomada de duplicação em lote de rodovia federal em SC tem estimativa
Nova rodovia litorânea em SC tem duas demandas para o início do ano
Qual o novo prazo para a conclusão do Palácio das Orquídeas em Joinville
Novo balanço aponta em quanto avançaram as obras em ponte de 1,2 mil metros no PR
O que falta para o início das obras de ponte com “curva” e quase 200 metros em SC