Quase um ano depois da autorização para o início dos projetos de engenharia, a construção da Via Mar continua como desafio para o governo do Estado, principalmente para atender a estimativa de início das obras ainda em 2026. Dos quatro lotes de projetos em andamento, dois passaram de 40% de execução. O prazo contratual se estende até outubro de 2026, mas o Estado acredita em conclusão antecipada.
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A lista de demandas tem a conclusão dos projetos e do estudo ambiental, definição do traçado licenciamento, desapropriações e definição de onde sairá o dinheiro para bancar as obras, mesmo que de forma parcial.
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O estudo ambiental, iniciado neste ano, está em elaboração – após conclusão, ainda que um lote, ao menos, será possível iniciar o licenciamento. A modelagem financeira da PPP prevista está em preparação, com apresentação da rodovia para investidores, mas não há fonte de recursos definida. Nesse cenário, o Estado vem afirmando que as obras podem começar com recursos próprios, com posterior ressarcimento pelo futuro concessionário. O custo é estimado entre R$ 7,5 bilhões e R$ 9,2 bilhões.
O eventual início das obras em 2026 será parcial, em um dos lotes. O segmento de Joinville tem 27 km de extensão, em nova ligação entre as BRs 101 e 280 pela região Oeste do município, por exemplo, está com 41% de execução do projeto e pode ser um dos primeiros lotes a ser iniciado, caso a lista de desafios seja atendida.
No traçado completo, a Via Mar tem 145 km entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os projetos e estudos ambientais em andamento são referentes ao segmento de 90,5 km entre Joinville e Itajaí. O edital do quinto lote continua em preparação. A proposta é de nova rodovia paralela à BR-101, com seis faixas de tráfego (três em cada sentido). Está em avaliação ainda se o traçado da ferrovia entre Araquari e Navegantes, com 62 km, em fase de projeto, poderá ser próximo ao da Via Mar. Seria uma forma de economizar nas desapropriações.
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