A compra da sede do Ipreville vai garantir a ocupação do imóvel na área central de Joinville: se não fosse a aquisição em leilão, o edifício ficaria desocupado a partir dos próximos meses, quando o instituto municipal de previdência vai se transferir para outro local, já comprado. A decisão de deixar a sede na praça Nereu Ramos, por questões de acessibilidade e demanda de maior espaço, já havia sido tomada pelo Ipreville, antes mesmo da venda em leilão. O instituto vai se mudar para rua Otto Boehm, onde foi comprado edifício da Unimed SC, por R$ 9,5 milhões. A venda da sede ocorreu na terceira tentativa: nos dois leilões anteriores, não houve interessados.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A sede do Ipreville foi comprada por empresa do grupo Incasa, do qual a Opa Bier faz parte, entre outros empreendimentos. O imóvel será restaurado, após aprovação pelo Comissão do Patrimônio Histórico – o prédio é tombado pelo patrimônio histórico. Após o aval do projeto, o grupo empresarial vai anunciar qual será o uso do imóvel. Um dos objetivos é transformar o espaço em atração turística, com revitalização também da praça Nereu Ramos, pela prefeitura.
Confira imagens da sede do Ipreville e da praça Nereu Ramos no passado
O prédio foi inaugurado em 1937 para ser a sede dos Correios em Joinville. Teria sido o primeiro edifício a usar laje de concreto na cidade. Em 1970, a prefeitura virou proprietária da construção, após permuta com os Correios, envolvendo área na 15 de Novembro. A edificação foi ocupada por secretarias municipais, até a venda ao Ipreville, em 1998.
Continua depois da publicidade
Joinville planeja monumento de 14 metros de altura em acesso à cidade
Obra milionária de prevenção de cheias em Joinville esbarra em “trauma” do passado
Plano de novos pedágios no Norte de SC ainda espera duplicação
Ministro vai participar de inauguração de ampliação de porto em SC
Polêmica sobre prestação de contas “atrapalhou” cronograma de repasse em Joinville
Porto de SC contrata remoção de rocha submersa
Edital do contorno ferroviário de São Francisco do Sul terá mudanças