Uma das estratégias para a ampliação da vacinação contra a Covid em Joinville será a procura em casa dos moradores que ainda não se imunizaram. Um veículo específico para aplicação das doses, já usado em outras campanhas, o “vacinamóvel”, deve ser utilizado. A vacinação continua não sendo obrigatória: o objetivo da iniciativa é levar as doses para quem teve dificuldade de acesso, por diferentes motivos.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem 119 pessoas internadas com Covid; número é o mais baixo do ano
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Há um mapeamento das regiões de Joinville nas quais a cobertura da vacinação é mais baixa. O levantamento será usado de roteiro. A prefeitura está mantendo 14 postos de saúde para a vacinação, além da centrais no Centreventos e na Tupy. A aplicação está sendo feita de forma espontânea, sem a necessidade de agendamento (a imunização também contempla quem já tinha agendado a segunda dose).
A Secretaria de Saúde de Joinville tem como meta atingir até o final de novembro a cobertura de 85% da população “vacinável” com a segunda dose. É o público formado pelas pessoas com 12 anos ou mais de idade. Como Joinville está adotando a estimativa de 503 mil pessoas nessa faixa etária, será necessário alcançar a marca de 427 mil imunizados.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, para chegar aos 85%, ainda há pouco mais de 100 mil pessoas para receber a segunda dose – até agora, perto de 425 mil completaram o ciclo de imunização. Joinville tem demanda também das pessoas que ainda não tomaram nem a primeira dose. A iniciativa de procura dos moradores incluirá a primeira e segunda (se o intervalo para a primeira já tiver sido cumprido).
> Outubro tem redução no número de mortes por Covid em Joinville
> Joinville atinge 2 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia
> Nem 30% da meta de Joinville de vias para bicicletas foi alcançada; prazo vai até 2025