A redução no número de passageiros no transporte coletivo de Joinville atingiu também os usuários com gratuidades. Pelos dados de movimentação apresentados pela prefeitura no material sobre a futura licitação dos ônibus, a diminuição nas gratuidades caiu de média mensal de 600 mil passageiros (cada viagem é contabilizada, um mesmo usuário pode ser feito vários deslocamentos) para 190 mil no ano passado. Em 2023, houve recuperação no número de passageiros transportados, mas sem volta ao patamar anterior.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No mês passado, o sistema de Joinville transportou 2,7 milhões, sendo 258 mil por gratuidades ou redução na tarifa. Dessa forma, as gratuidades equivalem a 9,5% da movimentação do transporte coletivo na cidade. Há dez anos, a fatia de gratuidades era de 16,8%, com 634 mil passageiros. Outras cidades também enfrentaram fenômeno semelhante.
Um dos grupos com diminuição no uso das gratuidades no transporte coletivo foi o de idosos, ainda que o número de pessoas nessa faixa etária tenha crescido acima da média do restante da população – a isenção em Joinville é a partir dos 65 anos. A redução se acentuou na pandemia e não houve retomada correspondente.
Além disso, a oferta de mais serviços nos bairros e pela internet também teria diminuído a necessidade de deslocamentos, independentemente do grupo etário. A futura licitação do transporte coletivo, a ser realizada em 2024, não muda as atuais regras das gratuidades.
Continua depois da publicidade
Ônibus têm “reação” em Joinville, mas recuperação da demanda ainda é lenta
Asfaltamento de estradas rurais em Joinville tem “modelo” para fonte de recursos
Caminho histórico em cidade de SC pode ser transformado em trilha de 18 km
Após embate, Câmara de Joinville aprova empréstimo de R$ 200 milhões
Duas leis de Santa Catarina são alvo de ação da PGR no Supremo
Quantos apartamentos novos são vendidos por dia em Joinville, em média