Um dos principais termômetros do desempenho do mercado imobiliário, a receita de Barra Velha com o ITBI está crescendo tanto com a cidade. Há menos de três anos, a arrecadação com o imposto municipal pago na compra e venda de imóveis foi de R$ 14,1 milhões. Esse foi o montante pago ao longo do ano de 2021. Já no último balanço da prefeitura, referente aos últimos 12 meses (junho de 2024 como referência), a arrecadação chegou a R$ 35,1 milhões. O que mostra a efervescência da construção civil na cidade litorânea.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O Censo 2022 mostrou Barra Velha com mais de 45 mil moradores. A cidade cresceu 103% em relação ao Censo 2010. Somente outros seis municípios no País tiveram avanço proporcional maior no mesmo período – uma delas foi Itapoá, em Santa Catarina. O avanço também se refletiu no número de moradias, que tiveram crescimento de 94%. Barra Velha tinha apenas 462 apartamentos em 2010. No Censo 2022, já eram mais de 1,6 mil. Um número que já cresceu e vai avançar ainda mais, afinal, há mais empreendimentos em construção e a serem lançados.

Confira imagens de Barra Velha

O crescimento econômico se reflete em mais indicadores. Em 2020, ano de início da atual metodologia do Caged, o sistema de acompanhamento do mercado formal de trabalho, Barra Velha tinha 5,8 mil empregos com carteira assinada. Atualmente, com atualização até junho de 2024, são 8,8 mil postos de trabalho na cidade.

Continua depois da publicidade

Portos de Santa Catarina levam seis troféus em premiação de ministério

Quando deve ficar pronta ponte em construção em Joinville

Em ação do MP, Justiça declara lei municipal de Joinville inconstitucional

Duas cidades de SC estão no G-15 no comércio exterior no País

O que motivou notificação na coleta seletiva em Joinville

Quais cidades lideram em cobertura de planos de saúde em SC

Obra que falta na Costa do Encanto em SC faz ligação entre duas cidades portuárias