O prefeito de Joinville, Udo Döhler, espera por novo “estilo de diálogo” do governo do Estado com a posse de Daniela Reinehr marcada para esta terça-feira. “Tivemos dificuldade com o governo do Estado no diálogo, o governador até tentou no último mês, mas já era um período conturbado”, diz Udo. O prefeito também espera que seja mantida reunião marcada para novembro para tratar de obras viárias em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Em reunião com Daniela Reinehr, deputado trata da Casa Civil e relação do governo com Bolsonaro
> Entenda o único voto de desembargador pelo avanço do impeachment em SC
No primeiro ano do governo Moisés, a relação foi amistosa, ainda que as visitas do governador a Joinville não fossem frequentes. Mas Udo se dizia “satisfeito” porque Moisés estava reorganizando a administração estadual. Até as frequentes cobranças da prefeitura em relação ao governo estadual ganharam trégua. Nos bastidores, havia a desconfiança de que havia uma tentativa de aproximação entre MDB e PSL, em articulação para as eleições municipais de 2020.
Na pandemia, Udo se transformou em crítico do governo do Estado por causa da alegada falta de diálogo. A principal queixa era de que os prefeitos, em especial de Joinville, não eram consultados sobre as decisões referentes ao coronavírus. Visitas do governador a Joinville amenizaram as críticas, mas ainda há queixas da prefeitura em relação às medidas.
Continua depois da publicidade
A presença de Daniela Reinehr na reunião do dia 16 de novembro para tratar de obras no Distrito Industrial é a pauta mais próxima da prefeitura de Joinville com o governo do Estado. O encontro, marcado com Moisés no mês passado, será para a entrega dos projetos de construção de viaduto em via do Distrito Industrial e abertura do Eixo K, nas imediações. As duas obras têm sido tratadas em conjunto pelo governo do Estado, prefeitura de Joinville e Acij.