O túnel em obras na duplicação da BR-280 está avançando, mas ainda não há estimativa de quando será liberado ao trânsito. Além da conclusão da estrutura, será necessário ainda a entrega dos acessos, afinal, o túnel está sendo construído em contorno da rodovia federal. Esse segmento, com novo traçado, tem 24 quilômetros de extensão. Pelo atual prazo do contrato, as obras do contorno devem ser concluídas até o final de 2025, mas há possibilidade de prorrogação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O túnel é duplo, com 1.040 metros de comprimento do lado direito e 1.070 metros do lado esquerdo – o túnel do Morro do Boi, na BR-101, tem 1.007 metros de extensão. A construção no Morro do Vieira, entre Jaraguá do Sul e Schroeder, faz parte do lote 2.2 da duplicação da BR-280. O custo das obras no lote é de R$ 977 milhões, com execução de 64% do previsto.

Confira imagens das obras no túnel

A duplicação da BR-280 não tem previsão de mais túneis, somente de pontes e viadutos. O lote 1, entre Araquari e São Francisco do Sul, está paralisado desde o final de 2022 para a revisão e, quando retomado, deverá ter execução parcial, com o restante deixado para futuro contrato, a ser licitado. O outro lote fica em Guaramirim, com execução até agora de 71% das obras.

Continua depois da publicidade

Para onde vai areia a ser retirada em dragagem de R$ 37 milhões em portos de SC

Polo de marinas com 800 embarcações em SC poderá ter setor próprio em expansão urbana

Quando obras de duplicação em Joinville podem ficar prontas

Bolsa Família tem cobertura maior em Joinville, mas com queda em “unipessoais”

Como foi o fim dos trens de passageiros em Joinville e região

Quais as chances de Joinville contar com contorno da BR-101

Desafio do asfalto em Joinville chega a 600 km