Em decisão divulgada nesta segunda-feira, o Tribunal Superior Eleitoral negou liminar a Osmar Vicente (PSC). O pedido era de efeito suspensivo, o que, em caso de concessão, permitiria a volta dele ao cargo de vereador em Joinvillle – Osmar Vicente teve o registro cassado, assim como dos demais candidatos a vereador do PSC na eleição do ano passado por causa de candidaturas “fictícias”. Nesses casos, toda a chapa de candidatos de um partido tem o registro cassado, levando à perda de mandato de eventuais eleitos.

Continua depois da publicidade

> Por candidaturas “fictícias” de partido, TRE cassa mandato de vereador de Joinville

​​> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com a decisão da Justiça Eleitoral, Osmar Vicente deixou o cargo de vereador no mês passado, sendo substituído por Ednaldo Marcos, o Nado, do Pros. Agora, será julgado o mérito do recurso do PSC. No caso do PSC, a decisão judicial, mantida pelo TRE, apontou que três candidaturas do partido foram “fictícias”, apenas para o preenchimento da cota. No recurso, a defesa de Osmar Vicente fez referência a outro caso de Joinville, no qual foi concedido efeito suspensivo e o vereador permaneceu no cargo – no caso, Sidney Sabel (DEM).

Na decisão do TSE, foi alegado que não foi demonstrada “nenhuma intenção real das candidatas em concorrer”. Entre outros argumentos, foi lembrado, também, que sem as três candidaturas questionadas, o PSC não alcançaria os 30% exigidos pela legislação. No caso da ação contra o DEM de Sidney Sabel, ao qual foi concedido o efeito suspensivo, mesmo que as candidaturas citadas na ação fossem desconsideradas, ainda assim o partido preencheria o percentual mínimo. O TSE agora vai julgar o mérito dos recursos de Osmar Vicente e de Sabel, sem data marcada.

Continua depois da publicidade

> Repasses do Estado para rodovias federais devem se estender até julho

> Com mais rodovias estaduais, nova concessão no Norte até 2023 é incerta

> Joinville mantém sonho de contorno viário; proposta tem traçado de 73,5 km

> Joinville prevê 17 locais para novos passeios para pedestres e ciclistas, veja lista

> Joinville tem projeto para “parques flutuantes”, com seis locais mapeados

​> Decisão sobre área prevista para nova loja da Havan em Joinville é mantida