Os planos para transformar deixar a BR-101 com trecho urbano na região de Joinville ainda estão distantes, seja na modalidade do contorno ou por meio da ampliação das vias laterais. Com otimismo, talvez só venham a se concretizar na próxima década. Na região Norte, a rodovia foi duplicada há quase duas décadas.

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Os investimentos previstos para a BR-101 na região de Joinville previstos no atual contrato (os recursos agora são para a manutenção) já foram realizados pela concessionária da rodovia, mas não faltam planos de expansão, ainda que improváveis a curto ou médios prazos. A prefeitura defende uma nova estrada, uma espécie de contorno Oeste, mais próxima da região montanhosa: essa nova via seria a BR-101 e o atual traçado ficaria para o trânsito urbano de Joinville e região. 

Esse plano é relativamente antigo, mas não tem nada encaminhado. Seria um modelo semelhante ao adotado em Jaraguá do Sul: com a duplicação, a BR-280 terá novo traçado e trecho atual da rodovia passou para o governo do Estado, com outra duplicação em curso.

No ano passado, surgiu outra proposta, de instalar elevados nas marginais e ampliar essas vias laterais. Seria uma forma de facilitar o tráfego urbano – seria possível transitar em quase todo o trecho joinvilense sem necessidade de acessar as faixas principais da BR-101. O custo foi estimado em R$ 120 milhões, sendo que a ideia foi levada à ANTT. Como não há previsão dessa obra no atual contrato, eventual investimento só poderia ser feito pela concessionária com a inclusão da despesa no pedágio. Mas esse investimento, assim como o contorno, só deverá passar a ser previsto a partir de 2033, quando iniciará o próximo contrato de concessão da estrada federal.

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