O Hospital São José lança nesta segunda-feira o edital inédito para contratar serviços de oncologia junto à iniciativa privada, em estratégia para tentar atender a crescente demanda em câncer em Joinville. O aviso publicado na sexta cita alta e média complexidades, com previsão de atendimento em radioterapia e quimioterapia, além de exames complementares.
Continua depois da publicidade
Até então, o credenciamento aberto no setor, ainda em sem contratação concluída, foi exclusivamente para exames, como tomografia e pet-scan, mas, ainda assim, não de uso exclusivo para pacientes com câncer.
O pagamento será baseado na tabela do SUS, com reserva de R$ 9,2 milhões para bancar os serviços a serem credenciados – o montante ainda vai precisar de confirmação no orçamento. A contratação do atendimento de apoio vai retirar do São José a exclusividade no tratamento do câncer pelo SUS em Joinville, ainda que em serviço contratado pelo próprio hospital.
Depois do prazo
No ano passado, apenas 68% dos pacientes com câncer iniciaram o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, conforme determina portaria municipal e lei federal. O aumento da demanda seria o motivo da dificuldade em atender ao prazo legal.
Cardiológicas
O Hospital Regional de Joinville pode definir ainda hoje cronograma para que as cirurgias cardiológicas de urgência voltem a ser a realizadas no hospital. Há possibilidade de nova empresa assumir a responsabilidade pela manutenção de equipamento. Nas últimas semanas, devido à instabilidade de aparelho usado no procedimento, só cirurgias de emergência estão sendo realizadas no Regional. Há casos também de pacientes enviados para outras cidades.
Continua depois da publicidade