Com o trânsito liberado no trecho até então interditado por causa das obras do rio Mathias, a rua Visconde de Taunay vai continuar em reparos. A próxima etapa é cobrir a via com material de asfalto, de forma provisória para reduzir a poeira, mas o recape vai depender de licitação ainda a ser lançada pela prefeitura de Joinville. Na mesma contratação, está incluída a rua Jerônimo Coelho, também afetada pela drenagem do Mathias. As duas voltarão a ter o pavimento parcialmente removido quando for contratada nova empreiteira para concluir a instalação da galeria subterrânea, o que deve ocorrer somente em 2021.
Continua depois da publicidade
> O que já se sabe sobre as sementes misteriosas “da China”
> Joinville tem aplicação de 76 multas em pessoas com coronavírus não encontradas em casa
A Visconde de Taunay teve interdição em trecho durante dez meses, além dos períodos de interrupção anteriores para a realocação de redes. Mesmo que a liberação ao trânsito represente o atendimento de uma das cobranças dos comerciantes da Via Gastronômica, a preocupação principal agora passa ser com a poeira, afinal, a via está sem asfalto.
Mesmo que seja depositado o material previsto, com asfalto granulado, a Visconde e a Jerônimo Coelho vão continuar precisando do recape, ainda que não seja a solução definitiva. O contrato das obras do Mathias foi rescindido pela prefeitura de Joinville com a alegação de ter sido descumprido pelas empreiteiras. Há ação na Justiça Federal, apresentada pelo Ministério Público Federal, para apurar as responsabilidades nos atrasos e transtornos provocados pelas obras.
Continua depois da publicidade
> Cidade do Norte quer saber opinião dos pais sobre volta às aulas