O incentivo à transferência do título eleitoral para Joinville de quem já mora na cidade é a iniciativa de largada da campanha #Seu Voto Faz a Diferença, lançada nesta semana pelo Conselho das Entidades Empresariais, formado por Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL. A mobilização será realizada entre março e abril, afinal o prazo para a transferência se encerra em 4 de maio (as eleições serão em outubro).

Continua depois da publicidade

> Obra na rua Copacabana, em Joinville, pode ser autorizada em março; trânsito é desafio

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O objetivo da etapa é incentivar as pessoas de outras cidades que se mudaram para Joinville e ainda não mudaram o domicílio eleitoral. Mobilizações semelhantes foram realizadas em eleições anteriores pela Acij. Joinville tem hoje 413 mil eleitores aptos ao voto. No ano passado, as entidades empresariais participaram de mobilização a favor do alistamento eleitoral de jovens.

A iniciativa seguinte será a mobilização pela maior representatividade de Joinville na Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados. Desde 2002, ou seja, cinco eleições consecutivas, Joinville elege três deputados estaduais com base eleitoral no município. Para a Câmara, a representatividade aumentou na eleição de 2018 em relação às disputas anteriores, com eleição de três parlamentares. A última vez em que Joinville havia eleito três federais foi em 2002.

Continua depois da publicidade

A campanha das entidades busca também a redução da abstenção e dos votos brancos e nulos, como forma de valorização do voto. Na eleição de 2018, 111 mil eleitores de Joinville deixaram de escolher candidato a deputado federal, seja pelo não comparecimento ou por ter anulado ou votado em branco. Na eleição para deputado estadual, foram 108 mil.

> Adriano tem posição sobre uso de máscaras em escolas, mas alega que decisão não é dele

> Quase 37 mil pessoas em Joinville estão com a segunda dose contra Covid em atraso

> Quase 37 mil pessoas em Joinville estão com a segunda dose contra Covid em atraso