Na estreia da aplicação de testes rápidos nas barreiras sanitárias junto aos terminais de ônibus em Joinville, não houve nenhum diagnóstico positivo. Foram realizados 180 exames na segunda-feira, em diferentes pontos de acesso ao transporte coletivo. As equipes também fazem medição da temperatura e prestam orientações sobre a prevenção ao coronavírus. Também há distribuição de máscaras.

Continua depois da publicidade

Os testes rápidos não são aplicados em todos os passageiros: é feita uma triagem antes do acesso aos terminais para definir quem passará pelo exame. A testagem está mantida pelos próximos dias. O transporte coletivo foi retomado em Joinville após o governo do Estado retirar a restrição imposta em março e transferir para as prefeituras a decisão sobre a liberação do serviço.

Desde o início da pandemia, Joinville fez 3,5 mil testes para coronavírus. Mais da metade deles, 1,8 mil unidades, foram realizados nos últimos dez dias, período no qual foi ampliada a aplicação dos testes rápidos – até então, os exames eram concentrados no tipo PCR. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, Joinville tem 490 casos de coronavírus detectados até agora, com 23 mortes.