Após o início hoje da testagem em maior escala dos profissionais da saúde, a aplicação dos testes para a detecção do coronavírus entra em nova fase nesta quarta-feira em Joinville: todas as pessoas que procurarem atendimento nas unidades de saúde da rede municipal com sintomas de gripe passaram a ser cadastrados para agendamento de testes. Nessa nova etapa, há estimativa da Secretaria de Saúde de Joinville de aumento no registro de novas casos de covid-19.
Continua depois da publicidade
Até segunda-feira, foram realizados 1.638 testes em Joinville desde o início da pandemia. O procedimento foi realizado em pacientes em geral com sintomas mais graves, além das pessoas que foram internadas. Aos demais, era determinado o isolamento e acompanhamento da evolução do quadro.
A partir desta quarta, os postos de saúde de atendimento exclusivo de sintomas gripais, PAs e pronto-socorro do Hospital São José, passam a agendar o teste dos pacientes. O planejamento da Secretaria de Saúde de Joinville é realizar o teste no dia seguinte, na casa do paciente. São seis mil testes reservados para essa etapa.
Ainda nesta semana, chega lote de 18 mil testes rápidos. Parte da testagem com esse material será realizada de forma aleatória, com aplicação em 12 mil moradores de Joinville, independentemente da apresentação de sintomas.
NO CENTRO DE TRIAGEM
Continua depois da publicidade
A testagem em maior número dos trabalhadores da saúde, segurança e salvamento está sendo realizada no centro de triagem instalado no bairro Boa Vista. Em balanço parcial, no final da tarde, 300 testes foram aplicados – o número cresceria porque o horário de atendimento ainda não havia sido encerrado. Os resultados serão conhecidos em 48 horas. A testagem continua nos próximos dias.