Prevista para início imediato após o início da reposição dos testes rápidos, a testagem ampla dos idosos de Joinville vai levar mais tempo, com início na próxima semana ou a partir de setembro. Os testes começaram a chegar na última quinta-feira, mas a Secretaria de Saúde de Joinville alega necessidade de mais tempo para organizar o atendimento – que qualquer forma, idosos já são testados nas demais estratégias, como em casos de sintomas por coronavírus, por exemplo. Até agora, 6,2 mil idosos foram testados em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem 205 mortes por coronavírus e 818 casos ativos; veja por bairros
O plano da secretaria é levar a testagem para todas as pessoas com mais de 60 anos de idade residentes na cidade, em contingente estimado em torno de 55 mil pessoas. Foram adquiridos 60 mil testes rápidos, a serem utilizados também em outros públicos. A testagem do idosos terá agendamento prévio pela internet, assim como já foi feito em campanhas de vacinação recentes. Haverá possibilidade também de realização dos testes em domicílio, caso o idoso não tenha condições para deslocamento.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Joinville deu início a duas novas estratégias de enfrentamento da pandemia. No centro de triagem do bairro Boa Vista, entrou em funcionamento o centro de tratamento precoce, com possibilidade de prescrição de cloroquina e azitromicina. Também começou a fiscalização, com possibilidade de multa, do cumprimento do isolamento domiciliar para quem tem confirmação do coronavírus ou aguarda o resultado dos exames.
Continua depois da publicidade