O terminal central de ônibus de Joinville será mantido no novo sistema de transporte coletivo, a ser implantado após a licitação a ser lançada até o início de 2024. As possibilidades de mudança de local ou divisão em vários pontos de embarque e desembarque foram discutidas até em passado recente, mas os estudos até agora para a nova modelagem apontam que o terminal fica onde está, ainda que possa receber novas funções. Esse é o posicionamento das avaliações até agora, ainda que o modelo não esteja concluído e possa passar por alterações.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em operação há quatro décadas, o terminal central foi tema de sugestões nos últimos anos. Para delimitar a exemplos recentes, na campanha eleitoral de 2020, foi apresentada a proposta de mudança de local, com instalação de mercado público no local. A sugestão foi de Darci de Matos, segundo colocado na eleição. Em 2021, a CDL propôs a instalação de largo municipal no local, com a retirada do terminal e transferência do ginásio Abel Schulz.

No entanto, a mudança no local não está nos planos. Nas rodadas de pesquisas de avaliação realizadas pela Fipe no ano passado, os usuários reclamaram das condições de uso dos terminais. Por isso, a prefeitura, responsável pela manutenção dos espaços, fez reparos no terminal central no passado. O terminal do Itaum também está passando por reformas – outros locais também vão passar por melhorias entre 2023 e 2024.

Qual o valor médio pago pelo Bolsa Família em Joinville

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville mais perto de novo modelo de terceirização

Ciclovia de 38 km é um dos desafios da duplicação da BR-280

Nota baixa motivou reforma em terminais de ônibus em Joinville

Avanço econômico de Joinville turbina orçamento da prefeitura na década

Futuro contrato dos ônibus em Joinville terá repasse também por metas, como pontualidade

Quando serão liberados os primeiros trechos duplicados da 280 em Araquari e São Francisco do Sul