Ainda que o foco do MDB de Joinville neste momento seja definir as candidaturas a vereador, dada a proximidade com prazo final de filiação para quem quiser concorrer em outubro, o partido terá candidato a prefeito. A garantia é do deputado estadual e presidente municipal da MDB, Fernando Krelling. “O MDB terá candidato, nosso foco é ter candidato. Se será o Fernando, se será o João, o José, ainda não está definido, mas isso (definição) será feita a partir de abril, após a escolha da nominata”, afirmou o parlamentar, em entrevista na rádio CBN Joinville, nesta sexta-feira. Na eleição de 2020, Fernando ficou em terceiro lugar. A única vez em que o MDB não teve candidato próprio em Joinville foi em 2004, quando apoiou a reeleição de Marco Tebaldi (PSDB).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Fernando tem desejo de concorrer a prefeito de Joinville novamente, mas ainda não decidiu se será nessa eleição ou em 2028. O deputado tem mantido contato com o ex-deputado Rodrigo Coelho, ainda filiado ao Podemos e pré-candidato a prefeito. Coelho deve se manifestar sobre a eleição na próxima semana. Fernando acredita que a decisão do MDB, de escolha do candidato, só deverá ocorrer no período das convenções, ainda que o processo comece a acelerar a partir de abril. “Não tem porque ter pressa”, diz ele – antecipação do nome também antecipa as críticas dos adversários, acredita o partido.

O MDB mantém conversas com o PL, até por conta da relação entre os dois partidos no governo Jorginho Mello. Um episódio recente chamou a atenção. Na polêmica do “calor” de Jorginho Mello em Adriano Silva, uma referência à disputa eleitoral em Joinville, Fernando lembrou ter sido “atacado” por integrantes do Novo na campanha de 2020.

O deputado do MDB se juntou aos deputados governistas que rebateram as críticas de Matheus Cadorin à fala de Jorginho em Joinville. No entanto, as conversas ainda estão na fase de avaliação se a composição é necessária no primeiro turno ou talvez seja mais adequado cada partido ter seu nome, com união em eventual segundo turno. O PL tem Sargento Lima como pré-candidato a prefeito.

Continua depois da publicidade

Na Câmara, a relação do MDB com o governo Adriano é fragmentada. Os vereadores Adilson Girardi e Henrique Deckmann são governistas e Cláudio Aragão está na oposição. O recém-chegado Pelé (entrou no lugar de Mauricinho Soares) tem se mostrado mais alinhado com a base. No entanto, ainda não está definido se todos os atuais vereadores vão permanecer no partido – eventuais saídas já deverão mostrar qual o caminho pretendido pelo MDB na eleição municipal.

Construção de hospital em SC tem novo passo e fica mais perto de iniciar

Quais as chances de retomada do contorno ferroviário de Joinville

Por que etapa do parque do Cachoeira ainda não começou em Joinville

Ponte de R$ 300 milhões em Joinville tem construtora definida e expectativa de início das obras

Mudanças no trânsito em Joinville passam por ajustes

Prefeitura de Joinville estuda ação judicial por causa de nova regra para empréstimos

Adriano vê críticas “injustas” em polêmica da prestação de contas; vereadores respondem