Em 2000, um dos grandes temas da campanha eleitoral de Joinville foi o Eixo Ecológico Leste, o pacote de obras popularmente conhecido como avenida Beira-mangue. Inicialmente, seria uma ligação de 12 quilômetros entre a região da Ponte do Trabalhador e o aeroporto. Mais adiante, a pretensão passou a estender o traçado também pela região Sul. O projeto da ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, ainda sem licenciamento, passou a fazer parte do Eixo Leste.

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Além de ser uma espécie de anel viário na região Leste de Joinville, poderia incentivar projetos turísticos e náuticos. O traçado seria ao lado dos canais de proteção dos mangues. Duas décadas depois, o tema ficou tão em segundo plano que é possível até que nem apareça na campanha eleitoral para eleger o próximo prefeito. Mas pouco saiu do papel por causa das dificuldades para o licenciamento ambiental e o custo de desapropriações.

Na maior parte do traçado imaginado para a Beira-mangue, há ruas implantadas. No Comasa, inclusive uma via é conhecida como Avenida Beira-mangue, ao fundos do Caic Francisco José Rodrigues de Oliveira – mas a denominação não consta na lista oficial de logradouros de Joinville. Há um trecho no Boa Vista, ao lado do mangue, pavimentado justamente para fazer parte do traçado da futura avenida ao lado do mangue. A ambiciosa Beira-mangue não passou disso.

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