A nova administração da prefeitura de Joinville incluiu no plano de governo a instalação de teleférico no morro do Boa Vista, em concessão à iniciativa privada. O tema esteve presente na campanha eleitoral de 2000 (Luiz Henrique da Silveira era um grande defensor do teleférico) aparecendo também em disputas seguintes. Na década passada, houve empresários estudando o assunto, mas sem tentativa de viabilizar o empreendimento turístico: a conclusão foi de que não haveria retorno para bancar o investimento.

Continua depois da publicidade

> Sem pressa, escolha dos subprefeitos de Joinville deverá ter guinada

> Governo federal vai vender imóvel sem uso em Joinville

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Uma das propostas era instalar a estação de embarque e desembarque junto a um restaurante panorâmico, outra sugestão recorrente para o Boa Vista. Mas nem o restaurante saiu. Na campanha eleitoral, ao ser questionado sobre o eventual desinteresse do mercado em concessão de espaços públicos, o então candidato Adriano Silva alegou que a prefeitura precisava fazer a oferta, para aí sim saber se haveria interessados.

Continua depois da publicidade

> Sem calçadão, sem recape: rua do Centro de Joinville continua sem reparo

> Prefeitura de Joinville analisa tarifa do ônibus; reajuste pode ser pela inflação

> Novo inicia seleção em Joinville para vagas de coordenadoria na prefeitura; saiba o valor dos salários

Como o morro se trata de área de relevante interesse ecológico (Arie), será preciso fazer a previsão no plano de manejo, recentemente atualizado, para prever equipamentos como um teleférico. O modelo de concessão também precisa passar pela Câmara de Vereadores.