O valor elevado da tarifa, movimento baixo em determinados trechos e questões ambientais envolvendo o canal do Linguado levaram o governo federal a desistir da concessão da BR-280, em pacote que incluía estradas estaduais do Norte. O relato foi feito pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura em encontro promovido pela Fiesc nesta semana. A concessão da rodovia federal em conjunto com estradas estaduais só deve ocorrer após a conclusão da duplicação da BR-280. A reunião tratou de outras concessões em Santa Catarina, além de obras em rodovias federais.
Continua depois da publicidade
Em 2015, o governo federal colocou a BR-280 em lista de concessões prevista em procedimento de manifestação de interesse (PMI), etapa de estudos anterior à licitação. No ano seguinte, após contatos com o governo do Estado, as rodovias estaduais SC-418 (Dona Francisca, entre Joinville e Campo Alegre), SC-108 (Rodovia do Arroz, entre Joinville e Guaramirim) e a A-280, entre Joinville e Araquari) foram incluídas. A concessão seria uma forma de acelerar a duplicação da BR-280, iniciada em 2014.
A tarifa estimada ficou em R$ 8,04 (com setembro de 2016 como referência) para cada uma das sete praças de pedágio previstas. O valor foi considerado elevado, levando em conta que a duplicação prevista na modelagem era de apenas 58 kms na rodovia federal, sem previsão de ampliação no restante da BR-280, nem nas estradas estaduais.
A “complexidade” ambiental do canal do Linguado foi outro entrave, afinal, até hoje não foi definido o que será feito no acesso à ilha de São Francisco do Sul. As hipóteses são alargamento do aterro para a duplicação, construção de ponte ou remoção do aterro. A BR-280 tem grande movimento, principalmente entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, mas o volume de tráfego é menor em outros pontos, assim como em trechos das vias estaduais. Essa situação também ajudou na desistência da concessão neste momento. A conclusão foi de que não seria “viável”.
Continua depois da publicidade
Agora, será aguardado o avanço ou conclusão da duplicação de 36 km da BR-280 no trajeto mais movimentado. O ritmo é lento e não há previsão de conclusão – 35% dos trabalhos estão concluídos. A modelagem de concessão em conjunto com as estradas estaduais vizinhas será mantida para os próximos estudos.