A tarifa do lixo foi elevada em 7,98% em Joinville, com cobrança a partir de 2021. O reajuste ficou acima da inflação, afinal, o IPCA nos últimos 12 meses foi de 4,31%. No decreto da prefeitura, foi alegado que os aumentos dos últimos anos, baseado no índice medido pelo IBGE, “tem se mostrado insuficientes para cobrir os custos operacionais do serviço”. O serviço é terceirizado em Joinville.

Continua depois da publicidade

> Adriano faz primeira reunião ampliada com futuros secretários de Joinville

> Novo modelo em Joinville reduz peso da Cosip e receita cai mais de R$ 15 milhões

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Nos últimos três anos, o reajuste da tarifa foi baseado na inflação. O índice aplicado em 2020, por exemplo, foi de 3,27%. No período entre 2015 e 2017, também com alegação de defasagem nos custos dos serviços, foram autorizados aumentos acima da inflação.

Continua depois da publicidade

O atual contrato de limpeza urbana, com coleta e tratamento (aterro sanitário) do lixo é de 2002 e foi prorrogado por dez anos em 2012. Assim se estende até 2022, quando poderá ser ampliado por mais dez anos ou o serviço oferecido em nova licitação. O custo da varrição das ruas pavimentados, após a disputa jurídica de 2005, não entra na conta da tarifa de limpeza.