O reajuste da tarifa de limpeza urbana de Joinville para o ano que vem, anunciado nesta terça-feira, acompanha a inflação e será de 10,25%. Desde 2018, os aumentos têm sido pelos índices inflacionários (em um período anterior, os reajustes foram superiores ao IPCA com alegação de defasagem contratual). Os carnês começam a ser entregues em janeiro. O modelo de cálculo é o mesmo desde 2004.

Continua depois da publicidade

> Preço da passagem de ônibus embarcada em Joinville tem aumento a partir de janeiro

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A fórmula de cálculo da tarifa do lixo leva em conta a pontuação de cinco fatores. Quanto mais pontos, maior é a tarifa. O número de passagens dos veículos da coleta por semana é um dos critérios: em caso de seis passadas semanais, o maior número, a pontuação é maior, com redução gradual até uma passada semanal. Em outro fator, a condição de condomínio reduz sensivelmente a pontuação em relação aos demais modelos – é o fator de agrupamento.

O critério de utilização do imóvel é levado com conta: se for uma área industrial, vai a 2,5 pontos, a pontuação mais alta Em caso de terreno baldio, é zero ponto. Residências somam um ponto. Há outras faixas. A metragem do imóvel também é avaliada, com as maiores áreas com pontuação mais alta na tabela. Já o fator de localização divide os bairros em cinco faixas, com pontuação diferente entre os níveis. A região central, incluindo bairros do entorno, tem a pontuação mais alta.

Continua depois da publicidade

> Joinville poderá ter espaços para piqueniques no entorno do rio Cachoeira

> Prefeitura de Joinville quer maior incentivo para doações de áreas para obras viárias

> Praça de Energia é nova atração turística na Usina Piraí, em Joinville; veja como visitar

> Lei contra linguagem neutra é sancionada pelo prefeito de Joinville