O julgamento da ação sobre a atuação dos bombeiros voluntários em Santa Catarina saiu da pauta do dia 24 de novembro do Supremo Tribunal Federal. A data havia sido marcada em julho. Agora, o relator, o ministro Dias Toffoli, deve marcar uma nova data. A tramitação vem sendo acompanhada em Joinville.

Continua depois da publicidade

> STF marca julgamento de ação sobre vistorias de bombeiros voluntários em SC

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A ação direta de inconstitucionalidade foi apresentada em 2015 pela Procuradoria-geral da República (Ministério Público Federal). A ação contra o governo do Estado e Assembleia Legislativa questiona a lei estadual que permite convênios entre prefeituras e bombeiros voluntários – as corporações ficam com a tarefa de vistorias das normas de segurança e de prevenção a incêndios em edificações. Em Joinville, há convênio também para outros serviços.

A PGR alega que as tarefas delegadas aos voluntários são funções estatais e não podem ser repassadas para terceiros. Os defensores dos convênios rebatem a argumentação com a alegação de que o poder de polícia não é exercido pelos bombeiros voluntários e sim pelas prefeituras.

Continua depois da publicidade

> Por que o subsídio para os ônibus em Joinville foi zerado

> Edital para projeto de reforma da Cidadela de Joinville é reaberto

> Prefeitura de Joinville envia projeto à Câmara para “atender” futura oferta de 5G

> Aumento do IPTU em Joinville motiva embate na Câmara de Vereadores