A audiência pública nesta segunda-feira em Joinville sobre a prorrogação da concessão da BR-101 será também uma oportunidade de atualização sobre o contorno da rodovia federal. A proposta a ser apresentada pela ANTT e Arteris na reunião de amanhã não traz a previsão de um novo traçado da estrada, o foco é a ampliação das vias laterais, mas a repactuação abre chance para a discussão sobre as obras de um novo traçado. Se a prorrogação se confirmar, o contrato que venceria em 2033 se estende até 2048.
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A implantação do contorno da BR-101 é uma demanda relativamente antiga de Joinville. Há dez anos, na mesma sede da Acij onde será realizada a audiência nesta segunda, o novo traçado foi uma demanda tratada em reunião com a ANTT, em encontro promovido pelo Fórum Parlamentar Catarina, mesmo promotor da reunião de agora. O presidente da Acij era Mario Cezar de Aguiar, que estará na audiência de amanhã na condição de presidente da Fiesc.
Confira imagens da BR-101
As propostas do contorno variam, mas a sugestão principal é um traçado na região Oeste, na região do Vila Nova e fora do atual perímetro urbano de Joinville. O tema foi tratado no Plano de Mobilidade de Joinville, de 2015, em série de contornos propostos. No projeto do novo Plano Viário, em discussão na Câmara de Vereadores, a sugestão é um traçado de 34 quilômetros, com acesso ao Norte a partir de Pirabeiraba e “retorno” a BR-101 no limite entre Joinville e Araquari.
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O contorno Oeste da BR-101 ganhou “concorrência” com a rodovia paralela à estrada federal, proposta ainda no governo Carlos Moisés. O traçado seria entre Pirabeiraba e o contorno da BR-101 da Grande Florianópolis, em Biguaçu. A nova rodovia estadual está em fase inicial de projetos e não tem fonte de recursos definida – de certa forma, está tão distante quanto o contorno da BR-101 na região de Joinville.
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