O aval do Ministério dos Portos para a formação da parceria público-privada (PPP) para bancar as obras reforçaram a possibilidade de ser lançado ainda neste ano o edital para o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, em acesso aos portos de São Francisco do Sul. O ministro Silvio Costa Filho deve vir a Santa Catarina ainda neste mês para assinar a autorização para que o Porto de São Francisco do Sul contrate as obras, a serem pagas pelo Porto Itapoá como antecipação de tarifas portuárias. Já a dragagem de manutenção está perto de iniciar.
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A dragagem com custo estimado em R$ 300 milhões conta com licença ambiental prévia, concedida em 2022, para a remoção de mais de 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Para o início das obras, será preciso a liberação da licença ambiental de instalação, em tramitação. A expectativa é de contar com o documento até o final da concorrência.
O aprofundamento do canal vai ampliar o calado de 14 para 16 metros e permitir o acesso de cargueiros de maior porte. Atualmente, dependendo da quantidade de cargo, o limite é de navios de 310 metros. Com a dragagem, podem chegar a 366 metros de comprimento – ou mais. Em torno de metade da areia retirada no trabalho será usada no alargamento de praias de Itapoá.
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