As ampliações pretendidas para os portos de São Francisco do Sul passaram por simulações em laboratório da USP. Os testes realizados no Tanque de Provas Numérico da universidade, em São Paulo, simularam as manobras de embarcações levando em conta futuros novos berços dos portos (São Francisco do Sul e Tesc). Além dos dois terminais, o Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul (Sinposf) também participou da iniciativa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As simulações de manobra serão usadas nas avaliações sobre a construção do novo berço de atracação (401) do Porto de São Francisco do Sul e ampliação do cais do Tesc. Conforme divulgado pelo informativo do porto estadual, as simulações ajudam a dar mais segurança para as futuras operações. Representantes da praticagem e da Marinha também acompanharam os testes realizados no mês passado em São Paulo.

Testes foram feitos na USP

O tanque de provas numérico da USP é um laboratório hidrodinâmico computacional e experimental, segundo a descrição da universidade. A atuação tem foco no design e análise de portos, plataformas, navios e barcaças. A estrutura conta com centro de simulação de manobras de navios, com sete simuladores integrados; computadores de alto desempenho; bacia hidrodinâmica com geração de ondas, além de software de análise, com sala de visualização em 3D, entre outros equipamentos.

Continua depois da publicidade

Com fatia de 10% nos deslocamentos, frota de duas rodas em Joinville chega a 80 mil motos

Preparação para duas concessões em Joinville entra em nova etapa

O que a prefeitura de Joinville respondeu ao MP sobre a licitação dos ônibus

Quais pontos da BR-101 em Joinville estão mapeados para construção de passarelas

Porto de SC fará parte de estudo sobre impactos do clima

Rodovia no Norte de SC terá mais viadutos e ponte em trecho de 10 km

Quais bairros de Joinville têm mais lotes baldios