Pelo critério de recursos humanos, o setor de saúde em Joinville dobrou de tamanho nos últimos 15 anos. No início de 2010, eram 7,2 mil profissionais com atuação do setor, entre as redes pública e privada. Ao final de 2024, são 14,7 mil, conforme dados do Ministério da Saúde, por meio do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). O avanço deve continuar nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As estatísticas de pessoal levam em conta os profissionais de atendimento direto em saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, por exemplo, e as áreas administrativas e serviços de apoio. Todos estabelecimentos, desde hospitais e postos de saúde, passando por clínicas, entre outros, têm informações no CNES. O número de médicos também dobrou nesse período de 15 anos, passado de 1.021 para 2.083.

O avanço ocorreu com mais força do setor privado. Em 2010, 78% dos profissionais estavam em estrutura de atendimento ao SUS. Agora, são 59%. Ainda assim, em números absolutos, há mais pessoas envolvidas no atendimento pelo Sistema Único de Saúde – nesses dados, entram também, além das redes públicas, instituições privadas que também prestam serviço pelo SUS.

Em 2022, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Joinville, elaborado pelo Sebrae, citou a saúde como um dos três eixos estratégicos da cidade (os outros são cultura e turismo e as cadeias produtivas metalomecânica). A transformação da cidade em polo de saúde foi uma das abordagens. O potencial do turismo para atendimento em saúde também foi citado no Plano Municipal de Turismo de Joinville.

Continua depois da publicidade

Como será forma de gestão de 15 novos CEIs em Joinville; confira cronograma

Contratada, primeira etapa de parque linear em Joinville terá recursos do BID

Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias

Tubulação terá de mudar de lugar antes de novo binário em Joinville

Hayek e Thatcher entram em discurso de posse do prefeito de Joinville

Câmara de Joinville reelege presidente e repete unanimidade

Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras