A queda nas temperaturas provocou a ocorrência da chuva congelada no alto de serra, em Joinville. O registro foi feito na Serra Smith, nos limites com Campo Alegre e em altitude de 2,1 mil metros. O fenômeno da chuva congelada ocorre quando a água da chuva congela ao chegar à superfície, geralmente quando a temperatura está em torno de 0ºC ou mesmo negativa.
Continua depois da publicidade
> Previsão de frio faz Joinville ampliar atendimento para pessoas em situação de rua
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O local da chuva congelada foi o mesmo onde teve neve em agosto do ano passado. O fenômeno havia ocorrido também em 2013. O autor do registro da chuva congelada na madrugada desta terça-feira é o engenheiro ambiental Diego Soares. O morador de Joinville também fez foi o responsável pela confirmação da neve no ano passado. A Serra Smith é um dos locais onde Diego mantém uma estação meteorológica para monitoramento do clima.
O frio em Joinville e em toda Santa Catarina vai continuar durante a semana. A queda nas temperaturas é motivada pela chegada de massa de ar polar. A neve, registrada na segunda-feira em São Joaquim, Urupema e Água Doce, deve se repetir nesta terça-feira, inclusive com possibilidade de ocorrência em mais cidades.
Continua depois da publicidade

> SC pode ter temperatura de -7 °C nesta semana; veja a mínima por região
> Neve em SC no meio da tarde surpreende turistas em Urupema: “Lindo e emocionante”