Sem uso há 13 anos, o prédio da prefeitura de Joinville na Beira-rio, ao lado do Arquivo Histórico, recebeu “paredes” nas aberturas, uma forma de impedir o acesso. A medida foi tomada para evitar ocupações, conforme a prefeitura. Há planos de uso do imóvel, mas sem prazo definido.

Continua depois da publicidade

> Com linhas de até R$ 10 mil, juro zero de Joinville lança edital para instituições

​> ​​ ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A construção, hoje deteriorada, foi a sede da Secretaria de Habitação de Joinville até o final de 2008. Naquele momento, o imóvel foi devolvido à proprietária, a Justiça Federal. Havia planos de construção da sede própria, mas no local não seria possível um prédio de 18 andares.

A solução encontrada foi uma permuta entre a Justiça Federal e a prefeitura, com participação do governo do Estado. Pela lei aprovada em 2013, o imóvel da antiga sede da Habitação voltou para a prefeitura, a Justiça Federal ficou com a área do antigo fórum (na Princesa Isabel com a Dona Francisca) e o prédio antes usado pela Justiça Federal virou anexo do fórum, também na avenida Hermann Lepper.

Continua depois da publicidade

O novo prédio da Justiça Federal ainda não foi construído, assim como não houve reutilização do imóvel da prefeitura ao lado do Arquivo Histórico. A área está reservada para a futura instalação do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe), mas não há prazo para início das obras. O que houve depois da permuta foi a demolição do antigo fórum, na Princesa Isabel.

> Prefeitura de Joinville confirma reajuste de 12,88% para os servidores

> Hidrovia entre Joinville e São Francisco do Sul será “reformada”

> Joinville mantém liderança no ICMS e terá fatia maior em 2022

> SP é inspiração para Joinville mudar lei sobre organizações sociais