Sem surpresa, o contorno ferroviário de Joinville vai continuar fora do orçamento do governo federal. No projeto enviado ao Congresso Nacional em setembro, não havia previsão de repasse para a retomada das obras. Havia ainda a possibilidade de inclusão por meio de emenda, mas a versão final aprovada no final de dezembro não trouxe a rubrica. Dessa forma, a volta da construção do novo trajeto da ferrovia continua sem data – é improvável que a obra saia ainda nesta década.
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A obra parou em 2011 por causa da necessidade de revisão de projetos, mesma situação do contorno de São Francisco do Sul. O contorno de Joinville prevê um novo traçado, desviando a passagem dos trens da carga pela área urbana. O DNIT chegou a solicitar R$ 180 milhões para a retomada das obras, mas a demanda não entrou na proposta orçamentária.
Em 2021, foi retomada a proposta mais antiga de passar as obras dos contornos para a concessionária do transporte ferroviária. A antecipação da renovação da concessão da Malha Sul foi qualificada pelo governo federal, o que autoriza os estudos, com cronograma para conclusão. O plano é concluir a renovação até o final de 2023 – originalmente, o contrato duraria até 2027. Em contrapartida, a concessionária assumiria obras ao longo da Malha Sul. O contorno de Joinville seria uma delas. Mas ainda que a construção venha a ser incluída na renovação, haverá um prazo para a realização das obras ao longo de décadas.
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Além da questão dos recursos, ainda há pendências a serem atendidas antes do reinício das obras, como a conclusão do licenciamento ambiental no segmento de nova mudança no traçado (variante Araquari), conclusão da revisão do projeto, plano arqueológico, entre outras.
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