Ao aprovar o projeto de autorização para o governo do Estado para o repasse para rodovias federais, os deputados estaduais especificaram o lote 1 como o trecho a receber recursos na duplicação da BR-280. Portanto, não há impasse, como o verificado em relação à BR-470, sobre em quais lotes o dinheiro deve ser investido.

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No entanto, o lote entre São Francisco do Sul e Araquari ainda não recebeu nada porque a liberação do recurso está no pacote das rodovias federais: o convênio precisa envolver as três obras (a BR-163 também está na lista). Assim, a BR-280 continua sem os R$ 50 milhões mesmo dois meses após o início de vigência da lei.

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O repasse do Estado daria velocidade aos trabalhos, atualmente em ritmo lento no lote 1 por causa da escassez de recursos – o segmento tem apenas R$ 10,3 milhões reservados para 2021, a maior parte já utilizada. Em outra comparação, os R$ 50 milhões são uma quantia maior do que o gasto pelo governo federal no trecho iniciado em 2018. Até agora, foram utilizados R$ 48,1 milhões no trecho. Só para a obra física, são R$ 367 milhões. Mas há, ainda, as desapropriações e a ponte (ou outra alternativa) a ser construída sobre o canal do Linguado.

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O governo do Estado mantém o interesse na liberação do dinheiro para as estradas, mas está cobrando posicionamento do governo federal para que o convênio seja fechado logo. Caso contrário, a repasse poderá ser direcionado para outras ações. Em 2017, o governo do Estado tentou utilizar recursos do porto de São Francisco do Sul para colaborar na duplicação da BR-280 em Araquari. A tentativa foi barrada por meio de ação na Justiça Federal.

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