A Câmara de Joinville vai discutir a possibilidade de criação de novas versões programas de refinanciamento de dívidas municipais: o projeto apresentado pelo vereador Henrique Deckmann (MDB) quer a retirada, de lei municipal do ano passado, da proibição de novos programas de regularização fiscal até o final de 2024. Por se tratar de matéria tributária, a proposta, caso aprovada, deverá ser questionada por ter partido do Legislativo – a competência, em geral, é do Executivo. Mas o projeto pode reabrir a discussão sobre o tema. Os programas são conhecidos como “Refis municipal”.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem média de cinco acidentes por semana envolvendo postes e fiação

​​​​​​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No Programa de Parcelamento Incentivado, o governo Adriano Silva permitiu o refinanciamento de dívidas municipais em formato semelhante ao adotado em administrações anteriores, com abatimento de juros e multas conforme o número de parcelas – quanto menor o prazo para o pagamento, maior o “desconto”. A prefeitura conseguiu renegociar mais de R$ 50 milhões na edição do ano passado.

No entanto, o governo Adriano Silva colocou na lei de autorização do programa a proibição de novas edições até 31 de dezembro de 2024. Portanto, o “Refis municipal” só poderia voltar a partir de 2025. Na justificativa, o vereador Deckmann cita a pandemia. “Muitos contribuintes ainda não conseguiram se recuperar dos efeitos nefastos causados pela pandemia do coronavírus, sendo que precisam de novos financiamentos ou até financiamentos mais longos para que possam regularizar seus débitos”.

Continua depois da publicidade

> Proposta em Joinville de nomes de vereadores em placas de obras é “esquecida”

> Joinville confirma primeiros estudos sobre recuos de obras para rios

> Censo 2022 vai encontrar Joinville quase 20% maior em moradias

> Revisão do Plano Diretor de Joinville retira prazos para aprovação de futuras leis

> Ampliação da BR-101 ou nova rodovia entram nas prioridades de entidades de Joinville

> Contrato de área prevista para loja da Havan na zona Sul de Joinville é rescindido

> O que ainda falta para obras de duplicação de acesso em Joinville

> Prefeitura de Joinville estuda concessão da rodoviária