Uma secretaria extinta em Joinville em 2017 tem possibilidade de voltar na reforma administrativa a ser enviada à Câmara de Vereadores pelo governo Adriano Silva. A pasta em análise é a do Desenvolvimento Econômico. Não há decisão ainda se será uma secretaria, mas a administração municipal quer reunir em uma só estrutura as ações de planejamento e desenvolvimento econômico e a gestão das parcerias público-privadas, as PPPs. A proposta da reforma, com mais alterações, será enviada ao Legislativo em fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Projeto sobre venda de imóveis do Ipreville será enviado à Câmara
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O setor de desenvolvimento econômico em Joinville passou por diferentes formatos na prefeitura. Em 1974, por exemplo, foi criada a Companhia de Desenvolvimento de Joinville, a Codeville, substituída pela Conurb, extinta posteriormente e com funções espalhadas por diferentes pastas. Mas quando a Conurb surgiu, o setor já estava sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional.
A pasta mudou de nome nos anos 2000, passando a ser denominada de Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico, a Side. A secretaria foi extinta pelo governo Udo Döhler na reforma de 2017 (as seis fundações, inclusive Ippuj, e a Amae, também foram encerradas).
Continua depois da publicidade
De certa forma, as tarefas da antiga pasta foram incorporadas pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, a Sepud. Há ações também sob direção da Secretaria de Administração e Planejamento. O objetivo agora é reunir as atividades da antiga secretaria em uma nova estrutura, com gestão também das PPPs.
> Indenização por danos morais pela queda da calçada em Joinville deverá ser padrão
> Déficit da Previdência em Joinville vai cair de R$ 1,27 bi para R$ 390 milhões