A Secretaria de Saúde de Joinville pretende retomar as cirurgias eletivas (sem urgência) em setembro. Na próxima semana, serão realizados os procedimentos oncológicos, para pacientes com câncer. Na segunda quinzena, será a vez da retomada gradativa das cirurgias em outras especialidades. O retorno está sendo preparado por causa da tendência de queda na demanda entre pacientes com coronavírus, principal foco do atendimento hoje na rede hospitalar de Joinville, principalmente a pública. Se os indicadores da pandemia voltarem a se agravar, a estratégia das eletivas será suspensa.

Continua depois da publicidade

> Apenas 23% dos joinvilenses com sintomas de Covid-19 deixaram de ir ao trabalho

> Sem medidas restritivas, Joinville poderia chegar a 1,2 mil mortes por Covid-19 até dezembro, diz prefeitura

A ocupação de leitos por causa da Covid-19 está em patamar elevado em Joinville, mas a demanda já foi maior. Há duas semanas, no dia 14, eram 121 pacientes em UTI e 81 em enfermarias, todos com coronavírus confirmado, sem incluir as pessoas também atendidas em leitos hospitalares, mas ainda aguardando pelo resultado dos exames. No boletim de quinta-feira, estavam internadas 153 pessoas, sendo 99 em UTI e as demais em enfermarias. Ou seja, em 14 dias o número de internados com Covid-19 caiu de 202 para 153 – os dados incluem as redes pública e privada.

As cirurgias eletivas estão suspensas há mais de um mês. No Hospital São José, por exemplo, são 66 leitos de UTI, sendo 46 para pacientes com Covid-19 e 20 para os casos de urgência e emergência. Se a tendência de queda se mantiver, parte das vagas exclusivas para coronavírus poderá ser usada na retomada das cirurgias eletivas.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Joinville continua cobrando do governo do Estado a ativação dos 18 novos leitos de UTI para Covid-19 do Hospital Regional porque a demanda, ainda que venha a ter maior redução, vai continuar.

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia