A ampliação da testagem em Joinville nas últimas semanas detectou 210 casos de coronavírus em servidores da rede municipal de saúde. A expressiva maioria, mais de 200, é assintomática (sem sintomas da doença) e está afastada do trabalho, em isolamento. Se não surgirem sintomas nos próximos dias, os funcionários retomam as atividades normalmente – já há previsão de retorno para esta semana, em casos detectados com mais antecedência. A situação foi abordada pelo secretário Jean Rodrigues da Silva em entrevista à Rádio Globo Joinville.
Continua depois da publicidade
A ausência dos servidores afastados por causa da covid-19 levou a Secretaria de Saúde de Joinville a reorganizar escalas de trabalhos, mas o atendimento nas unidades de saúde está mantido. A aplicação dos testes rápidos vai continuar por prazo indeterminado. Os servidores com sintomas já vinham sendo testados, sendo imediatamente afastados do trabalho em casos de confirmação da doença.
A testagem também está sendo ampliada para a população em geral. Até o dia 2 de junho, por exemplo, eram 2,4 mil exames realizados desde o início da pandemia, em março. Agora, duas semanas depois, já são 4,3 mil testes aplicados, conforme boletim divulgado nesta terça-feira pela prefeitura de Joinville. Na semana passada, iniciou a aplicação de testes em barreiras sanitárias instaladas em terminais de ônibus. Nesta semana, começou a testagem aleatória em 12 mil moradores de Joinville, uma forma de tornar mais precisos os dados sobre a incidência da doença.