A Secretaria de Educação de Joinville está preparando os profissionais e as escolas para a volta das aulas presenciais a partir de 13 de outubro, mas a retomada na rede municipal ainda é considerada uma “incógnita”. Ainda que a suspensão pelo governo do Estado esteja mantida até o dia 12, o que libera as aulas no dia seguinte, a secretaria entende que há necessidade de mais regulamentações, como eventual vinculação das atividades educacionais à matriz de risco.
Continua depois da publicidade
> Ocupação de leitos gerais de UTI em Joinville chega a 100% na rede do SUS
> Águas de Joinville descobre o que causou mau gosto e cheiro ruim na água na cidade
Embora considere a volta das aulas presenciais como incerta, a Secretaria de Educação garante que estará preparada o retorno. O protocolo prevê retomada gradual, rodízio entre os alunos de cada turma (30% de cada turma em aulas presenciais) e redução da jornada em duas horas. O ensino à distância será mantido. Entre os preparativos em andamento, está a testagem dos professores e auxiliares, a ser estendida aos demais profissionais.
A distribuição dos equipamentos de proteção já iniciou a escola, assim como treinamentos sobre as medidas de prevenção. Um vídeo está sendo preparado para apresentar informações sobre os cuidados em salas de aula. Em relação à retomada, a secretaria entende que novas portarias devem ser divulgadas. Em pesquisa realizada no final de julho em municípios da região do Amunesc, a maioria dos pais de alunos matriculados em escolas municipais afirmou que não pretendia mandar os filhos para a escola na retomada.
Continua depois da publicidade