Darci de Matos está encerrando o ano remetendo para os próximos meses a decisão sobre a eleição municipal. “Vou decidir em março ou abril o que vou fazer da minha vida, se vou disputar ou não. Mas o PSD terá candidato a prefeito. Se não for eu, será alguém, vamos buscar uma alternativa”, diz o deputado federal. O outro parlamentar do PSD com base eleitoral em Joinville, o deputado estadual Kennedy Nunes, vai deixar a legenda, com planos de se filiar ao Aliança pelo Brasil.

Continua depois da publicidade

Em 2020, Darci completa duas décadas de participação em eleições. Nas duas primeiras, em 2000 e 2004, se elegeu vereador. O primeiro mandato na Assembleia Legislativa foi conquistado em 2006, com reeleições nas duas disputas seguintes. Na eleição do ano passado, Darci se elegeu federal pela primeira vez.

Nas duas tentativas para a Prefeitura de Joinville, em 2008 e 2016, o deputado chegou ao segundo turno, sendo derrotado por Carlito Merss e Udo Döhler. Na primeira disputa, Darci era o candidato apoiado pelo governo Tebaldi. Na segunda eleição, o principal aliado era o governo Colombo. Em eventual disputa em 2020, ele não terá relação com nenhuma das administrações (nem estadual, nem municipal).

Na eleição do ano passado, Darci se elegeu com 68 mil votos, sendo 22,7 mil em Joinville. Nas três eleições para deputado estadual, o resultado dele na cidade foi melhor, com 40 mil votos em 2006 e na faixa dos 30 mil nas disputas de 2010 e 2014, levando em conta a votação em Joinville.

Continua depois da publicidade