A adoção de tarifas de pedágio com valores variáveis conforme o horário de tráfego está entre as propostas apresentadas pela Fiesc para a repactuação das concessões da BRs 101 e 116 – as duas rodovias concedidas em Santa Catarina. Em reunião realizada nesta sexta-feira, também foi apresentado o estudo sobre a proposta inicial para prorrogação do contrato de concessão da BR-101 Norte. O diagnóstico fez sugestão de inclusão de mais obras para atender a demanda de tráfego até 2048, novo prazo caso o prazo da concessão seja ampliado (pelo contrato atual, vai até 2033).
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O pedágio conforme o horário faz parte das sugestões que podem ser adotadas de forma mais rápida. Na lista montada pela Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, estão o free flow (pagamento pelo trecho percorrido, sem praças de pedágio, com monitoramento eletrônico), sistemas de inteligência de tráfego, aumento da velocidade máxima nos segmentos possíveis, entre outros – as sugestões de obras ficaram para o estudo específico, contratado pela federação.
Concessão da BR-101 Norte pode ser prorrogada
A meta do pedágio variável seria uma forma de incentivo ao uso da rodovia fora dos horários de pico, com valores mais baixos em relação aos momentos de maior utilização. Dessa forma, o tráfego ficaria mais diluído. A Câmara de Logística citou ainda estudo nos EUA que apontam maior receita com o pedágio com a modalidade variável, com aumento “substancial”. As sugestões da Fiesc serão levadas ao Ministério dos Transportes e à ANTT, onde está em andamento a discussão sobre a prorrogação da concessão da BR-101 Norte.
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