A busca pela dragagem do acesso à baía da Babitonga quer colocar os portos de São Francisco do Sul e Itapoá na rota dos meganavios, cargueiros ainda sem operar no País. Com quase 400 metros de extensão, as embarcações têm, na média, mais do que o dobro da capacidade de carga dos navios que operam nos terminais da Babitonga. A aprofundamento do canal poderá permitir cargueiros de até 366 metros, com possibilidade de navios maiores na sequência.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O Porto de São Francisco do Sul, como autoridade portuária, está montando modelo, em parceria com o Porto Itapoá, para conseguir os recursos para a dragagem do canal externo, obra estimada em R$ 300 milhões. Neste momento, não há como estimar quando as obras de aprofundamento poderão iniciar.
Confira imagens de 20 navios porta-contêineres
Capacidade de carga varia entre 24,1 mil e 24,3 mil TEUs
Continua depois da publicidade
Os maiores porta-contêineres em operação no mundo são navios de 400 metros de extensão, com capacidade para 24 mil TEUs (cada TEU é equivalente a um contêiner de 20 pés). Os cargueiros só não são maiores porque estão no limite da atual capacidade de operação portuária no mundo, mesmo entre os maiores portos, além de questões envolvendo navegações em canais.
No caso da Babitonga, os portos são acessados por embarcações de até 10 mil TEUs. Navios com maior capacidade de carga já atracaram nos terminais, mas operando com restrições. Com a dragagem do canal externo, que implica remoção de 12,6 milhões de metros cúbicos de sedimentos – metade vai para o alargamento da praia de Itapoá), o calado aumenta, permitindo a passagem de embarcações maiores.
O modelo em elaboração pelos portos da Babitonga para o aprofundamento do canal externo terá de ser aprovado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, Antaq e Tribunal de Contas da União. Além dos recursos para a dragagem, o início das obras depende da liberação da licença ambiental de instalação, pelo Ibama. A licença prévia foi concedida em 2022.
Com ampliação, rodovia estadual pode ser opção para ajudar a desafogar BR-101 em SC
Prédio centenário de Joinville tem consultoria para definir futuro
Porto de SC abre consulta sobre concessão bilionária de terminal
Como será a contratação de vagas para as obras da Ponte Joinville
Portos da Babitonga buscam modelo inédito para bancar obra de R$ 300 milhões
Novo viaduto no Norte de SC terá liberação parcial
Ampliação de porto em SC será inaugurada com participação de ministro