O atraso na duplicação da BR-280 está entre os motivos apontados para São Francisco do Sul não ter acompanhado o ritmo do crescimento populacional das demais cidades litorâneas do Norte do Santa Catarina. O Censo 2022 mostrou São Francisco do Sul com 52,7 mil moradores. O município teve avanço expressivo em relação ao censo anterior, de 24%, mas abaixo do observado na região no litorâneo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Todas as cidades com faixa litorânea entre Penha e Itapoá avançaram em mais de 30%, sendo que duas (Itapoá e Barra Velha) cresceram mais de 100% em comparação com o recenseamento de 2010. A prefeitura de São Francisco do Sul não contesta o resultado, mas tinha a expectativa de que a população chegaria a pelo menos 60 mil moradores – a estimativa era baseada na procura pelos serviços públicos. A estimativa anterior do IBGE, de 2021, indicava a cidade com 54,7 mil moradores (o cálculo foi baseado em tendência entre 2000 e 2010).

A duplicação da BR-280, o único acesso rodoviário a São Francisco, só começou em 2018, no lote da cidade. A entrega dos primeiros trechos deve ocorrer somente no início de 2025. “A BR-280 é um dos principais entraves da cidade”, diz o secretário municipal de Governo, Tufi Michreff Neto, acrescentando que os transtornos agora enfrentados por outros municípios por causa do tráfego maior na BR-101 já são observados há anos em São Francisco por causa do BR-280.

A revisão do Plano Diretor é citada pelo secretário Tufi como forma de ampliar a possibilidade de ampliar em investimentos, principalmente no turismo e em logística portuária. A proposta está em análise na Câmara de Vereadores. A questão envolvendo o uso ocasional dos imóveis em São Francisco do Sul também citada como uma situação que poderia “aumentar” o número de pessoas.

Continua depois da publicidade

A alegação é de que ainda que residam maior parte do tempo na cidade litorânea, há moradores que citam o local de origem, como Joinville, por exemplo, com domicílio. O censo mostrou São Francisco do Sul com 39 mil domicílios. A metade das moradias é de uso ocasional ou não é utilizada.

Veja fotos de São Francisco do Sul

Como é a comparação de Joinville com outras cidades em imóveis vagos

Ex-Plano 1000, obra na zona Sul de Joinville tem licitação concluída e vai custar R$ 12,6 mi

Licitação do ônibus em Joinville vai buscar renovação da frota

Qual será a população de Joinville em dez anos, se atual ritmo continuar

Com nota baixa, abrigos de ônibus de Joinville vão entrar na licitação do transporte

Adriano Silva se manifesta após decisão do TSE sobre Bolsonaro

Proposta na Câmara de Joinville quer declarar “Marcha para Jesus” como patrimônio cultural